Dedução Imposto de Renda

Dedução Imposto de Renda

Algumas regras básicas tratam da Dedução do Imposto de Renda no Brasil. Esse instituto é a condição que o brasileiro tem, respeitadas as diretrizes previstas em lei, de ser ressarcido de pagamentos feitos a serviços não tributáveis.

As doações realizadas a entidades filantrópicas e de assistência social em geral, são dedutíveis por se tratar o bem estar social, de uma garantia concedida pelo estado. Na declaração do imposto de renda há uma área específica para o preenchimento com os dados de contribuições dedutíveis.

Entenda Como Deduzir do Imposto

Dedução Imposto de Renda

Na página da previdência social há informações sobre as deduções para o ano de 2012, exercício 2011. No espaço voltado às principais dúvidas do usuário, a explicações de assuntos como quais os gastos que podem ser deduzidos, limites gerais de dedução, informação sobre os beneficiários e também sobre a comprovação do recolhimento da contribuição à previdência social.

No portal da instituição reguladora a informações sobre a dedução do imposto para pessoa jurídica. Na página há trechos importantes da legislação que servem para tirar as dúvidas que possam existir. O canal disponibiliza um espaço com as principais perguntas sobre o tema.

No tocante à educação os tributos são dedutíveis em todos os níveis. Caso o contribuinte tenha efetuado pagamentos dele ou de dependentes, em espaço próprio na declaração, deve proceder com a solicitação da dedução do IR.

Os valores a serem deduzidos respeitam uma tabela oficial que estipula as deduções por dependente. Esse valor vem sido alterado gradativamente e neste ano corresponde às quantias de R$ 164,56 ao mês. Ao ano o contribuinte só pode deduzir o valor total de R$ 1.972,72 para cada dependente declarado.

Dicas e Informações Sobre Dedução Imposto de Renda

No site da previdência social há informações sobre as condições previstas no regulamento sobre a dedução do aluguel no imposto de renda. As regras são estabelecidas de acordo com a relação que entre o contribuinte e o bem alugado.

Há um conjunto de regras para quem aluga o imóvel, e recebe o pagamento desses aluguéis, e há determinações exclusivas para o contribuinte que aluga o imóvel pagando ao proprietário por essa locação.

A tabela de declaração do imposto de renda tem espaços que tratam especificamente dos contribuintes maiores de 65 anos. Há condições previstas em lei que favorecem estes contribuintes. No site do órgão de previdência no Brasil há informações mais completas.

Não há limites de dedução para despesas com dentistas, porém o contribuinte deve atentar para os comprovantes de pagamento, que podem ser solicitados em uma eventual comprovação.

Livros de Direito Tributário

Dedução Imposto de Renda

Para aprender mais sobre o tema, necessário se faz a leitura de bons livros sobre o tema, os quais podem ser encontrados na livraria Saraiva.

Ainda, caso necessário, poderá fazer cursos online, ministrado por professores de qualidade e com larga experiência na área. O Cursos 24 Horas possui ofertas incríveis, com preços mais baixos do que a média.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.