Extrato FGTS Caixa: Saiba Como Consultar

Extrato FGTS Caixa: Saiba Como Consultar

O fundo de garantia por tempo de serviço é uma conquista do trabalhador brasileiro. Depositado em conta vinculada à inscrição do cidadão nas plataformas de dados do trabalho e emprego, o valor disponível pode ser consultado a qualquer momento via Extrato FGTS Caixa.

A Caixa Econômica Federal é o banco que administra os fundos referentes ao tempo de serviço do trabalhador. Com destinação exclusiva, existe uma série de regras que regulamentam o saque e a aplicação dos valores, constantes nos milhões de contas em todo o Brasil.

Conheça as Formas de Tirar Extrato

Extrato FGTS Caixa: Saiba Como Consultar

O extrato desta conta pode ser solicitado pelo trabalhador, mesmo que este não possua conta corrente ou poupança na Caixa. É um direito do cidadão, muito embora não seja cliente do banco, a conta vinculada ao PIS é aberta e todos os depósitos decorrentes do FGTS são feitos nela.

No Caixa online, um canal disponibilizado pela instituição aos trabalhadores possuidores de inscrição no PIS/PASEP, é possível acessar os dados do contribuinte de maneira fácil e rápida. Na página você encontra todas as informações referentes à sua conta vinculada, bem como possíveis benefícios pagos pelo governo federal.

Uma outra ferramenta que é oferecida pela instituição, é o caixa rápido, que com o cartão cidadão pode ser útil no acesso às informações bem como no saque de possíveis benefícios ou abonos. Nos terminais desse tipo o cidadão tem a possibilidade de ver e imprimir seu extrato, e ainda saber sobre todos os valores que tem à disposição naquele momento.

Nas agências bancárias, ou nos pontos de atendimento avançados do banco, o cidadão pode solicitar uma consulta à sua conta do FGTS, sem burocracia ou demora, a única exigência é que o trabalhador tenha seus documentos em mãos e a numeração de sua inscrição PIS/PASEP.

Os canais de atendimento do referido banco são muitos. Caso o usuário não queira sair de casa para acessar suas informações da conta vinculada, pode se valer de uma área exclusiva no site Caixa, onde ele encontra todos os valores movimentados em sua conta ao longo dos anos.

O Extrato FGTS Caixa pode ser solicitado pelo contribuinte a qualquer momento, não havendo necessidade de prévio aviso ou outra limitação que não sejam as exigências mínimas legais, para se garantir a inviolabilidade das informações do trabalhador.

O FGTS tem uma série de aplicações práticas, e em casos previstos em lei pode ser sacado e utilizado para alguns fins específicos. O dinheiro ali depositado é um direito do cidadão, porém esses valores só podem ser sacados livremente caso a demissão do titular da conta obedeça algumas determinações estabelecidas.

Tudo Sobre Direito Previdenciário

Existem cursos e livros sobre o sistema previdenciário e trabalhista, o qual traz em seu bojo tópicos como o FGTS.

Dentre as principais empresas vendedoras de livros e cursos, pode-se destacar o Mestre dos Concursos e a Ecid.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.