Impacto Ambiental

Impacto Ambiental

Existem treze mil partículas de plástico em cada quilômetro quadrado dos mares no mundo. No oceano Pacífico, há uma mancha de resíduos maior que o tamanho do Estado de Minas Gerais. O impacto ambiental disso causa danos aos animais marinhos, que ingerem esses resíduos.

As grandes vilãs são as garrafas "Pet". Estudos sugerem que as indústrias devem baixar a produção dessas garrafas, e usarem as de vidro. Já os consumidores, devem fazer sua parte, reciclando o lixo.

No Brasil, já existe o "Fórum Sobre Impacto Do Pet No Meio Ambiente", criado em 2007 pelo ambientalista Marcelo Novaes, para debater e solucionar esse impacto ambiental.


O Impacto Ambiental No Brasil e Suas Consequências.

Impacto Ambiental

O impacto ambiental do desmatamento na floresta Amazônica, atinge a atmosfera de todo o planeta. Por ela ser uma reserva de oxigênio mundial, o seu desmatamento contribui para o aquecimento global.

As derrubadas das árvores para pasto, para plantações industriais e para o uso da madeira, também estão causando um impacto ambiental na floresta, como a diminuição da biodiversidade da fauna e da flora, e a diminuição da “ciclagem” das águas.

Vale lembrar que, a floresta Amazônica permaneceu intacta até o final da década de 60, antes de ser inaugurada a rodovia “Transamazônica”, em 1970. Os índices de desmatamento estão aumentando desde o ano de 1991, quando a indústria agropecuária começou a ser responsável por 70% das derrubadas.

Soluções para deter o desmatamento na Amazônia são as reformas políticas sobre impostos, créditos e subsídios, e reformas sobre títulos de posse de terras e de assentamentos, de acordo com estudos da USP.

A Ação Do Homem Sobre o Meio Ambiente.

Impacto Ambiental

A ação negativa do homem sobre o meio ambiente, são os desmatamentos, os desvios dos cursos de rios, as indústrias emitindo gases tóxicos, a produção de resíduos não biodegradáveis, a ocupação de áreas ecológicas, a extração indiscriminada de minérios, incluindo o petróleo, e a caça e pesca ilegais, o que tem trazido à extinção várias espécies.

No caso dos oceanos e mares, a pesca ilegal e a ocupação de terrenos costeiros ecológicos, além de desrespeitar a época de reprodução dos animais, destrói os “habitats” marinhos, como colônias de corais e mangues, o que leva as espécies à extinção.

Outro impacto que a pesca ilegal causa, é a concorrência desleal aos pescadores que obedecem às leis ambientais. Os barcos pesqueiros ilegais são o mesmo que barcos piratas, e são apreendidos pelas guardas costeiras e por “Ongs” que policiam os mares, como a “Greenpeace” ou “Paz Verde” e a “Sea Shepherd”, ou “Guardiões do Mar”.

O Japão é o pior oponente às leis da pesca oceânica, sendo que os Estados Unidos é o pior oponente às leis sobre a emissão de gases prejudiciais à atmosfera. Todos sabem que este país se negou a assinar o “Protocolo de Kioto”, que faz com que as nações se comprometam a diminuir a emissão de gases tóxicos, num período pré-estipulado.

A Energia Solar é Um Impacto Ambiental Benéfico.

Impacto Ambiental

Os aquecedores solares são um sistema simples para aquecer a água, trazendo um impacto ambiental benéfico.

A “Sociedade Do Sol” do campus da USP, desenvolveu um aquecedor solar residencial de fácil instalação, que usa a caixa d´água já existente na casa, e utiliza tubos de PVC comuns.

No mercado, há aquecedores solares similares, como os da marca “Belosol”, que são para caixas d´água de 200 litros, e fazem a conta de energia elétrica ficar mais barata.

Para pesquisar os melhores preços, vale conferir no Buscapé.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.