Previdencia Social SP

Previdencia Social SP

A Previdência Social é o instituto responsável pela concessão de benefícios governamentais, mais precisamente, auxílios para aqueles que contribuem quando estão empregados ou de forma autônoma.

O órgão responsável por administrar o serviço é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), autarquia federal mantida pelo governo federal.

Diversas dúvidas são pertinentes no tocante a benefícios previdenciários, tanto no tocante ao direito de receber quanto à atos meramente administrativos, como é o caso do agendamento de perícia, consulta benefício e extrato.

Dentre os principais benefícios existentes é possível citar o auxílio doença e a aposentadoria, os quais serão abordados no presente artigo.

Conheça

Previdencia Social SP

A previdência social SP é bastante procurada, sendo que muitas vezes os interessados/contribuintes sentem-se injustiçados por não serem atendidos ou até mesmo por não receber o benefício.

Por isso, saber se de fato possui o direito de receber é fundamental.

Primeiramente deve-se ter consciência de que somente poderá fazer jus ao benefício quem contribuiu para o INSS, caso contrário não receberá, podendo apenas receber o LOAS, o qual deixa de ser de caráter previdenciário, pois é meramente social, normalmente na quantia de um salário mínimo.

O auxílio doença é concedido quando o empregado, trabalhador ou contribuinte autônomo é acometido por moléstia que o impeça de exercer suas atribuições normalmente, podendo ser auxílio doença acidentário ou não.

Esse benefício é provisório, até que cesse a lesão ou doença incapacitante, possuindo o valor de 91% do salário benefício.

Aposentadoria

A aposentadoria pode ser dividida em por idade, contribuição, especial e por invalidez. Embora todas sejam consideradas aposentadoria, existe uma diferença importante: a incidência do fator previdenciário.

Quando se tratar de aposentadoria especial ou por invalidez permanente não incide fator previdenciário, ou seja, o ‘aposentado’ receberá o valor que contribui de forma integral.

Para fazer jus a aposentadoria é preciso preencher os requisitos, os quais podem ser encontrados tanto no site da previdência social, quanto na lei dos benefícios, tendo como número 8.212/91.

Cumprido esses requisitos estipulados, poderá o contribuinte agendar horário no INSS, devendo levar consigo a carteira de trabalho, guias de contribuições e blocos de produtor rual, assim poderá ser cálculado seu período de contribuição, bem como o salário do benefício.

Planos de Saúde

Diversas pessoas têm adquiridos novos planos de saúde, pois fortes críticas contra o sistema previdenciário tem se demonstrado pertinentes, por isso, principalmente pessoas mais idosas têm feito uso de planos de saúdes, minimizando a onerosidade dos custos.

A Unimed e a Golden Cross são duas das melhores empresas atuantes nesse segmento, confira as ótimas propostas e contrate pelo melhor preço do mercado.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.